quarta-feira, 11 de junho de 2008

Resumo do texto e questões

Neste texto faz-se um resgate da gênese da Geografia como ciência através do ensino escolar, apresentando as correntes do pensamento geográfico e sua evolução, assim como o surgimento de duas Geografias, uma dos Estados Maiores e a outra dos Professores.
O processo inicia-se historicamente com o fim do atrelamento das escolas às instituições religiosas, e a criação do Estado-Nação, a fase inicial do Capitalismo Comercial (burguesia), que foi a chave para a expansão da escolaridade, no momento restrita e altamente elitista.
O positivismo instaurado na ciência cria uma fragmentação do saber e um distanciamento da Geografia perante as outras ciências. É o período no qual se consagra a Geografia Tradicional, que tem por objeto científico a descrição dos lugares, o que torna o ensino e seus saberes desprovidos de raciocínios. Além desse fator, a dicotomia entre Geografia Física e Humana também perdura até hoje.
A Alemanha se torna a pioneira, no século XIX, na introdução da geografia como uma das disciplinas do currículo escolar e universitário. Sua institucionalização nos centros de ensino superior se dá basicamente pela necessidade de formar professores.


Questões:
01) Como o Iluminismo influenciou a sistematização do ensino?

02) Como os ideais de Nacionalismo foram implantados no ensino público, e quais foram as consequências?

03) Com que finalidade a Geografia foi introduzida nos currículos escolares?


Bibliografia:

FONTES, R. M. P. da A. A Geografia na escola. In: Da Geografia que se ensina à ciência da Geografia Moderna. Florianópolis: UFSC, 1989.

Nenhum comentário: