quarta-feira, 11 de junho de 2008

PCN - Geografia Física

Atividade 1: Questões referentes ao PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais)
1 - O que são os PCNs?
O PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais, consiste num conjunto de normas/parâmetros destinados aos professores de ensinos fundamental e médio, e tem como principal objetivo servir como auxílio aos professores quanto a questões como assuntos a serem discutidos em determinadas séries, como devem ser discutidos, etc.
2 - Quais são os conteúdos propostos?
São vários os conteúdos propostos. No caso da Geografia, encontram-se conteúdos tanto de Geografia Humana (Cidades, População, Geopolítica...) quanto de Geografia Física (Clima, Relevo, Vegetação...). A forma como esses conteúdos deverão ser passados pelos professores (aos alunos) varia de série para série.
3 - Quais as formas sugeridas?
São sugeridas a observação e a caracterização de elementos da paisagem local e do espaço vivido pelo aluno. Além da utilização de mapas, atlas, globos terrestres, maquetes, entre outros instrumentos que facilitem a aprendizagem dos alunos.
4 - Quais as terminologias (Geografia) adotadas?
São os conceitos como: espaço, paisagem, território, região, lugar, regionalização etc.
5 - Identifique as escola geográficas
Usa-se muito a Geografia Tradicional para estudar a relação entre o homem e a natureza. Além da Geografia Crítica e da Geografia Humanista.
Atividade 2: Questões referentes aos temas transversais no PCNs.
1 – De acordo com os PCNs o conceito de transversalidade não se reduz a interdisciplinaridade. Comente esta afirmação. Apresente 1 proposta de trabalho, a partir dos temas transversais.
Seria interdisciplinar caso ficasse restrito a apenas uma disciplina, mas não, os temas transversais transcendem todas as disciplinas, ou seja, é uma forma do conhecimento evoluir com as contribuições específicas das outras disciplinas, tornando-se transdisciplinar. (Meio ambiente: questões políticas, históricas, econômicas, ecológicas e geográficas)
2 – Quais são temas transversais?
Os temas transversais são: ética, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo e meio ambiente.
3 – Qual a fundamentação teórica e metodológica para a área de Geografia do PCN?
Apresentam-se duas: a Geografia Crítica – materialismo histórico e dialético; Geografia Humanista – fenomenologia.

Nenhum comentário: