terça-feira, 10 de junho de 2008

Plano de aula: relevo terrrestre

Objetivo da aula: introduzir aos alunos da 5ª série alguns princípios de geologia e geomorfologia básicos, como preparatório para conhecimentos que serão adquiridos futuramente. Se os alunos, ao saírem da aula, tiverem uma visão geral de que a superfície terrestre possui diferentes formas, e que isso tem motivações endógenas e exógenas, o objetivo da aula estará cumprido.
Aula:
Primeiramente, devo fazer os alunos se refletirem sobre como a superfície terrestre possui formas diferentes. Em seguida, dizer que essas formas são chamadas de relevo, possuem dois tipos de formação e quatro tipos gerais.
As formações, ou elementos que formam o relevo, são dois: os endógenos, que provêm do interior da Terra, decorrente de movimentos das placas tectônicas, e os exógenos, que moldam o relevo, e podem ser o vento, a água, etc.
Em seguida, devo mostrar aos alunos quais são os quatro tipos de relevo, e explicar, inclusive ilustrativamente, com fotos e desenhos. São eles, montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Começo com as montanhas, que são elevações localizadas em encontros de placas tectônicas. Sigo com planícies, áreas planas e com baixas altitudes, depois planaltos, áreas planas e com altas altitudes, e as depressões, situadas em altitudes abaixo das áreas vizinhas.

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