domingo, 22 de junho de 2008

Estágio de vivência, 5ª série.

No total, foram assistidas 10 aulas, com a mesma professora, em quatro quintas séries diferentes (A, C, D e E) no colégio Vicente Rijo. Pretendo ressaltar alguns dos aspectos mais importantes da minha observação.
O aspecto que julgo como o principal, por ter sido determinante na qualidade das aulas e no aproveitamento dos alunos, é o comportamento desses alunos durante as aulas, ou melhor, a péssima disciplina apresentada em quase todas as aulas. Uma breve observação quanto a isso é que, em conversas com o professor, este me disse que em décadas anteriores isso não ocorria obrigatoriamente, como ocorre nos últimos anos.
Em grande parte do tempo de aula houve a necessidade de o professor chamar a atenção dos alunos, inclusive com ameaças de mandar alguns para fora da sala ou de mandar seus nomes para o diretor responsável.
As aulas, sobre fusos horários, consistiram em um conteúdo básico e de fácil entendimento – graças, inclusive, à boa didática do professor - , que considero fundamental para a formação continuada dos alunos. Precisavam saber um pouco sobre a variação das horas no mundo e por que isso ocorre.
Nas últimas três aulas, fui encarregado – e com prazer – de corrigir algumas provas respondidas pelos alunos nas aulas anteriores. Uma conclusão que tirei dessas correções foi que a turma que apresentou o melhor comportamento entre as quatro turmas também teve um melhor aproveitamento na prova.

Nenhum comentário: