terça-feira, 10 de junho de 2008

O portifólio como metodologia de ensino-aprendizagem

O portifólio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito basicamente como um método de ensino aprendizagem que consiste no arquivamento organizado e detalhado de uma gama de trabalhos produzidos pelos alunos, tais como anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, registro de entrevistas, comentários, listas de livros lidos, registro de leituras, correspondências, etc., com a principal finalidade de um acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dos alunos/produtores dos portifólios. Para que seja realizado com eficiência, ou seja, para que seja “usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem” (HAMZE, A., ????), o portifólio deve ser completado (pelos alunos) e avaliado (pelo professor) constantemente, durante o período letivo estipulado pelo professor.
Este caráter de registro longitudinal permite detectar dificuldades e agir em tempo útil, detectando as variações afetivas e cognitivas do aluno, ajudando-o a melhorar.
Retirada do campo das artes, o portfólio só começou a difundir-se em espaço escolar na década de 90, com ênfase nos Estados. Gonçalves, M. L. S., (2004), descreve essa inserção na educação:

O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino. Reflete a crença de que os estudantes aprendem melhor, e de uma forma mais integral, a partir de um compromisso com as atividades que acontecem durante um período de tempo significativo e que se constrói sobre conexões naturais com os conhecimentos escolares.

Na sequência de efetivação desta metodologia, produção-acompanhamento-melhora, há que se destacar a interação entre professores e alunos, e num outro nível, entre os próprios alunos, quando estes portifólios são disponibilizados a todos. Portanto, os aspectos positivos quanto à realização do portifólio são muitos, e concretizam-se desde que ambos (professores e alunos) tenham consciência dos “por quês” de o portifólio ser utilizado como metodologia de ensino-aprendizagem, e quais as suas vantagens.

Bibliografia:

GONÇALVES, M. L. S., 2004 <http://portfolio.alfarod.net/>. Acesso em: 10/06/2008.
HAMZE, A., 2006. <http://pedagogia.brasilescola.com/> Acesso em: 10/06/2008.

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