quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Estágio de Observação. Ensino Médio.

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por propósito analisar as aulas assistidas na atividade de estágio de observação. Para isso, partirei da descrição e análise sobre as aulas, o professor, os alunos e a estrutura física do colégio. Tentarei, assim, achar os pontos que ligam esses quatro elementos, para me aproximar do motivo do nível de qualidade apresentado pelas aulas, já que este é uma combinação de cada um dos elementos, que possuem uma parcela de culpa para os resultados apresentados.

AULAS

Tratarei aqui somente das aulas sobre relevo, que se constituem como a maioria. As aulas consistiam em explicações pelo professor dos diferentes tipos de relevos existentes no Brasil, assim como exemplos de localização de cada um destes relevos.
No meu entender, os conteúdos passados eram de caráter totalmente memorizáveis, que dificilmente poderiam suscitar interesse e curiosidade dos alunos, principalmente porque não foram utilizados mapas nem figuras ilustrativas. Além disso, o professor não fez menção sequer uma vez ao relevo de Londrina ou de lugares que os alunos vêem em filmes ou pela internet.
Para melhorar suas aulas, além das questões ditas anteriormente, o professor deveria incluir, em suas explicações, algumas das relações existentes entre o relevo e, por exemplo, a ação sofrida pelo homem, a determinação do relevo sobre a densidade populacional e sobre a estrutura interna das cidades.

PROFESSOR

O professor apresentava uma oratória muito ruim, que resultava numa difícil compreensão de algumas palavras pelos alunos, e aparentava ter um conhecimento muito frágil sobre o assunto da aula. Isso contribuía para que os alunos conversassem durante a alua e desrespeitasse o professor, desobedecendo, assim, as suas ordens, sem que sofressem algum tipo de repreensão.
Em conversas fora da sala de aula, o professor se lamentou da falta de respeito e disciplina apresentado pelos alunos, entendendo que ele não possuía nenhuma responsabilidade sobre isso.
ALUNOS

Em geral, os alunos foram indisciplinados (conversaram muito e desobedeceram às ordens do professor), mal educados com o professor (gritavam com este e dirigiam-lhe piadas), e apresentava um descaso com as aulas. Aparentemente viam a sala de aula como um espaço onde podiam conversar e se divertir com os colegas.
Assim, eram poucos os alunos que prestava atenção ao que o professor tentava ensinar, e os que participavam das aulas representaram uma ínfima minoria. Isso se deve, ao meu ver, em parte à péssima qualidade das aulas, e à pouca interação que o professor fazia com seus alunos.

ESTRUTURA FÍSICA DO COLÉGIO

A estrutura do colégio é muito boa, com salas ventiladas e com cortinas, lousa em ótimo estado, carteiras e cadeiras bem conservadas, e luzes funcionando normalmente.

CONCLUSÃO

Concluo que apesar de as condições do colégio serem muito boas, o professor não possui condições de dar uma boa aula, e isso se agrava devido à falta de interesse dos alunos.